A Espera


Gilvan BarbosaTrinta e cinco anos depois (1954 ), quando o saudoso médico Gilvan Barbosa assumiu a nova diretoria do Campinense Clube, contando com a ajuda de muitos sócios, entre eles Wilson Leitão, Evaldo Cruz, Washington Morais, Miro Herculano, Souto Filho, Wilson Rodrigues e varios outros, tomaram a iniciativa de suspender a norma que estava em vigor desde de 1919, restaurando a prática do futebol nos quadros do clube. Assim, em seção de 12 de março de 1954 do Campinense Clube ficou fundado o departamento esportivo do Campinense sob denominação de "Centro Espotivo Campinense Clube"



O C.E.C.C., supervisionado pela diretoria e às expensas do
clube , teria por finalidade incentivar a prática de esportes
Campinense de 1954como futebol, basquete, voley, tênis, ping-pong, e etc. Inicialmente a equipe funcionaria de forma amadora , apenas para o lazer dos associados. No mês de julho, o segundo time de futebol do Campinense travou uma batalha contra o ferroviário do bairro da Liberdade . A estréia foi marcada por grande equilíbrio por parte dos esquadrões , era assim que se chamava os times que se enfrentava na época , terminando a partida empatada sem abertura de marcador.
Em 13 de março de 1958 , os dirigentes e alguns associados do Campinense discutiram a probabilidade da profissionalização da equipe amadora de futebol do clube, pois o esquadrão tinha conquistado os trê ultimos vice-campeonato da cidade (1955 /1956 / 1957 ). Neste momento, havia uma grande expectativa em criar uma equipe de futebol capaz de competir de igual para igual com o treze.
Os atletas começaram a chegar (1958 ) para reforçar o quadro de jogadores do clube. As primeiras contratações foram o goleiro Josil e o meio- esquerda Bruno. Seguiu-se uma série de contratações do Campinense; o meia- direita Tim, o centro- médio Jaime, do esporte, e o apoiador Zito, que atuava na cidade de Patos. A equipe também contava com nomes conhecidos como Marinho, Eudes, Paulo, Gilvandro, Murilo, ex-atletas do Guarany, do senhor Elias Mota, principal equipe de futebol amadora dos anos 50 da cidade de Campina Grande. O primeiro artilheiro do Campinense foi Miro. A média salarial de tão brilhantes profissionais girava em torno de mil cruzeiros por mês. A parti de 1960, passou a disputar o Campeonato Paraibano de Futebol. Neste mesmo ano conquistou o primeiro título estadual. A vitória abriu a série do hexacampeonato estadual, feito inédito e atá hoje não repetidos pelos clubes paraibanos.
Em 1961, foi a primeira equipe do Estado a participar de uma competição nacional, aTaça Brasil. Repetindo o feito em 1971, quando disputou a série B do Campeonato Brasileiro. Em 1972, conquistou o vice-campeonato nacional da segunda divisão, o maior feito de um clube paraibano na história do futebol brasileiro. Também conseguiu, em 1975, ser a primeira equipe paraibana na série A do Campeonato Brasileiro.
O Campinense Clube é considerado um dos maiores clube do estado paraibano, pelo time já passaram grandes nomes do cenário esportivo estadual e nacional, a exemplo de Pedrinho Cangula, Gabriel, Rinaldo Fernandes, Marcelinho Paraiba e Beto, estes dois últimos ainda em atividades no futebol, com passagens por grandes times do Brasil e exterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campinense empata com Santa Cruz em amistoso interestadual

Beijos!