A caminhada

Uma poesia de Aureo Mello:

                     I

Eu era tímido, subindo as escalvadas
Encostas da montanha em busca de algo
Que eu sabia existir, entre as nevadas
Formas dos alcantis de porte espalgo.

                   II

De dia o sol brilhava no alto e os verdes
Se  destacavam, vivos sons subiam
No espaço; para, pela noite terdes
Lívidos tons, que os astros esparziam.

                 III

O mundo era distante. A caminhada
Era tudo, e os meus músculos doídos
Repetiam-me à triste alma cansada
Conselhos de humildade já sabidos.

                 IV

Uma força maior, porém, dizia
Que fosse em frente, que na vida o sonho
Vale mais que o repouso; e a nostalgia
É suave e meiga e o futuro risonho.

                 V

Que eu fosse a caminhar. Que as coisas passam
E que, vibrando no ar, só permanecem
Os grandes gestos que um dia se façam
E que os mistérios os destinos tecem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campinense apresenta elenco 2010

Torcedor Fanático