Botafogo recorre ao TJD-PB e consegue liminar de suspensão da final 2ª fase do Paraibano

Na tarde desta quarta-feira (11), o Botafogo conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD-PB) de suspensão para a fase final do Campeonato Paraibano 2ª fase entre o Campinense Clube e Treze Futebol Clube.



Os dirigentes do Botafogo entraram com ação cautelar no TJD-PB na tarde desta terça-feira (10). O argumento usado pelo departamento jurídico botafoguense foi que os jogadores Doda e Vaninho, simularam contusões e forçaram o encerramento da partida antes de finalizado o tempo regular no ultimo confronto de Treze x Botafogo valido pelo 2ª jogo das semi final da 2ª fase da competição estadual.

Vencido pela equipe de Campina Grande devolvendo o mesmo placar do 1ª jogos e conseqüentemente conseguindo a vaga para a final tendo a favor o regulamento do Campeonato onde dava o direito do Treze disputar por dois resultados iguais.

Na ação homologada pelo TJD-PB, o departamento jurídico do alvinegro pessoense se fundamentou no artigo 205 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição em caso de intencionalidade de um time em ficar com número insuficiente de jogadores em campo, para forçar o encerramento antecipado da partida.

O Botafogo também requereu em sua ação que o TJD-PB realize exames de ressonância magnética nos jogadores do Treze, para se verificar se ambos estavam mesmo sem condições de jogo. O artigo 205 do CBJD ainda prevê punição com as perda dos pontos ganhos na partida e multa de R$ 100 a R$ 100.000 nesses casos.

Com a homologação da liminar, os jogos entre Campinense x Treze pela final da 2ª fase do Paraibano que tinha o primeiro confronto confirmado para a noite desta quinta (12) e a tarde de domingo (15) no estádio O Amigão estão suspensa, a diretoria do Botafogo espera que o TJD-PB puna o Treze com a perda dos pontos da partida, assim garantido o Botafogo na final contra o Campinense Clube.

O Alvinegro Campinense, vai entrar diretamente no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para recorrer a homologação da liminar concedida ao Botafogo pelo TJD-PB.

Entenda o caso (Matéria do Paraíba 1)

Treze e Botafogo se enfrentaram no domingo (8), no Amigão, em Campina Grande, em partida válida pela semifinal do segundo turno do Campeonato Paraibano. O Galo precisava vencer por 4 a 0 para ir à final contra o Campinense, que eliminou o CSP. O Treze conseguiu o placar de 4 a 0, mas, quando o atacante Vavá marcou o quarto gol, foi comemorar em frente à torcida do Belo, gesticulando como se estivesse fazendo disparos com uma metralhadora.

Na confusão, cinco jogadores – três do Treze e dois do Botafogo – foram expulsos. Com apenas oito em campo, dois jogadores do Galo, Doda e Vaninho, caíram em campo e, segundo o médico do clube, ficaram sem condições de jogo. Como prevê a regra, o árbitro Jeferson Rafael encerrou o jogo antes de finalizado o tempo regulamentar, já que o time de Campina Grande tinha apenas seis jogadores em campo.

A diretoria do Belo afirma que os jogadores do Treze simularam as contusões para forçar o encerramento da partida e, assim, se beneficiarem, já que o placar de 4 a 0 classificava o Treze para a final do segundo turno, contra o Campinense. A diretoria, então, depois de receber a súmula do jogo, enviou documento à Federação Paraibana de Futebol (FPF).

Depois disso, os advogados do Botafogo entraram com ação cautelar no Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD-PB), solicitando suspensão das finais e punição ao Treze.


Fotos do documento oficial da homologação da ação do Botafogo concedida pelo (TJDF)



Portal 100% Paraíba/Campinense News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campinense empata com Santa Cruz em amistoso interestadual

Beijos!