História do Campinense Clube

O Campinense Clube foi fundado em12 de abril de 1915 como uma sociedade recreativa dançante, onde os aristocratas da época, do ciclo do algodão em Campina Grande se divertiam. Em 1919, o clube criou um departamento para a prática do futebol entre seus associados adeptos do esporte. No entanto, em 1920 a diretoria, apoiada pelo bacharel Severino Procópio, decidiu desativar o departamento, devido a uma série de incidentes e brigas após as partidas. O Colégio Campinense, cujo diretor era Gilberto Leite, um dos fundadores do rubro-negro, foi a primeira sede do Campinense.
Somente em 1954 foi que o médico Gilvan Barbosa conseguiu convencer os conselheiros a reativar o futebol para os sócios. Em 1958 o Campinense profissionalizou-se e, somente a partirde 1960, passou a disputar o Campeonato Paraibano de Futebol Neste mesmo ano sagrou-se campeão. Nos cinco anos seguintes, de 1961, 1965 foi também campeão, transformando-se no primeiro (e único) hexacampeão da Paraiba. O hexacampeonato veio após uma vitória por 1x0 contra o Botafogo no Estádio Plínio Lemos.
Em 1961, foi a primeira das grandes equipes do Estado a participar de uma competiçãonacional, a Taça Brasil. Repetindo o feito em1971 quando disputou a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de futebol. Em 1972, conquistou o vice-campeonato nacional da Segunda Divisão o maior feito de um clube paraibano na história do futebol brasileiro. Também conseguiu, em1975 ser a primeira equipe paraibana a participar da Primeira Divisão O Campinense Clube faz parte da história do futebol brasileiro entre os mais importantes clubes do país. O time de 1979 foi, sem dúvidas, o mais importante clube da região Nordeste hegando a alcançar o nível de melhor defesa naquele Brasileirão. Esta campanha levou o Campinense para o sétimo lugar na lista das dez defesas menos vazadas da história do Campeonato Brasileiro, com uma média de apenas 0,5 gols sofridos por partida.
No ano de 2003 o time chegou à fase final da Série C obtendo a quarta posição. O outro time paraibano,o Botafogo de João Pessoa terminou em terceiro lugar. Porém, nenhum dos dois subiu para aSérie B, pois nessa época ascendiam apenas dois times.
Em 2008, o clube obteve a 3ª colocação na Série C e conseguiu o tão sonhado acesso para a Série B. Além da classificação, o clube obteve o maior público da competição. Caso não se leve em consideração a participação dos clubes paraibanos na Copa João Havelange, em 2000 o Campinense colocou a Paraiba e volta àSérie B após 16 anos. A última participação da Paraiba tinha sido em 1992 , com o próprio Campinense.
Sua conseguiu uma boa participação na Série B 2009, terminando o Campeonato em 19º lugar, e em 2010 disputara o Campeonato Brasileiro da Série C.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campinense empata com Santa Cruz em amistoso interestadual

Beijos!