O destino da confiança e desconfiança com a Categoria de Base.


Categoria de Base, o que significa isso ? A Categoria de Base é o carro chefe de qualquer clube, por simplesmente 2 razões, todo jogador profissional começa em campos de pelada ou em CT de algum clube, 2º é uma das maiores obras primas e fornecedora de recurso para os Clubes, bem vou tentar explicar.
Um jogador de 12 a 21 anos são chamados de jogadores juvenis, todo jogador de futebol tem um sonho poder chegar aonde seus ídolos estão, e se for um bom jogador pode virá um Pelé, um Ronaldo ou Ronaldinho Gaúcho ou mais recentemente um Neymar. Todos esses grandes jogadores passaram pela Base. Um clube que investe totalmente na Base com certeza terá bons frutos no futuro, como me disse uma vez um jogador da base, “O futuro do clube é a base”. No Brasil ainda vemos muitos jogadores jovens que tem um futuro promissor mais não tem a oportunidade de entrar no profissional. Nós brasileiros (Dirigentes e torcedores) temos que começar a confiar nas nossas jovens promessas, agora vou regionalizar a Categoria de Base, no sul e sudeste, os torcedores e os clubes sulistas investem e apóiam a garotada da base, um grande exemplo de pólos para novos jogadores, é o Flamengo, São Paulo, Grêmio e o Santos esses 4 em especial investem e apóiam a base o por que, no Flamengo exemplos de craques de 2000 para cá que saíram de sua base é Adriano, Juan, Julio Cesar e entre outros já o ultimo o Santos em 2009/2010 demostrou a sua força da base com os meninos da vila, Elano, Robinho, Neymar, André e Ganso.
André, Neymar, Ganso e Robinho

Agora vamos vim para o Norte/Nordeste mais especificamente a Paraíba, como todos sabem o Estado da Paraíba tem muita matéria prima ou material humano (termo usado pelos dirigentes sulista para classificar as jovens promessas), mais as equipes paraibanas não investem nos jovens e a torcida não apóia a base, por desconfiança medo ou até mesmo por que não acreditam no potencial deles. Mais vamos observar como a Paraíba tem capacidade de criar jogadores bons, não vou me lembrar dos craques do passado que são muitos como Marcelinho Paraíba e cia mais um exemplo mais recente o dos jogadores que está acabando com o futebol português Hulk o paraibano ídolo e estrela do Porto, o jogador não teve oportunidade na Paraíba eu me questiono o por que ? Um jogador, quer dizer um artilheiro como ele não ter oportunidade em seu estado e ter que ir para outro estado nordestino para ter oportunidade, eu me pergunto o por que a Paraíba não poderia proporcionar para a base de seus clubes o mesmo que, Vitória e Bahia oferecem.
Hulk estrela do F.C Porto


A reposta é simples, falta de apoio. Como assim falta de apoio ? Da torcida, dos dirigentes, da federação de falta de campeonato. Agora vou triangular mais ainda vou dar um exemplo do maior clube da Paraíba o Campinense Clube. Único Hexacampeão paraibano teria tudo para criar jovens promessas mais não é realmente o que acontece com o clube. A falta de incetívo dos dirigentes é muito grande, por não darem apoio financeiro, de estrutura física para os treinamentos e nem oportunidades de campeonato, a onde fica a torcida e federação nessa hora ? A primeira a torcida não apóia, os sulistas gostam de nos chamar de matuto, claro que nos não somos mais muitos torcedores pensam muito pequeno o por que ? Um vez eu vi em um site oficial um certo torcedor comentando em uma matéria da categoria de base e ele simplesmente comentou o seguinte “POR FAVOR GOSTARIAMOS DE SABER NOTICIAS DO NOSSO TIME DE FUTEBOL O QUE ESTÁ ACONTECENDO POIS FICAMOS A MERCER DE NOTICIAS QUE NAUM PROCEDEM GOSTARIAMOS QUE COLOCASSEM NO SITE, O BASQUETE É IMPORTANTE MAS O FUTEBOL TB”.


Eu fico imaginando se esse torcedor realmente entende de futebol, como pode um torcedor comentar isso em uma matéria falando sobre a vitória da categoria de base do seu clube. Será que ele conhece o futebol ? Fico a me pergunta se a categoria de base não é futebol ? O que é então ? É complicado realmente o que esperar do futuro do futebol paraibano com torcedores que pensam dessa maneira ? Espero que mudem para o futuro de todos da Paraíba, bem e a federação o que está fazendo uma hora dessa ? Uma presidente que está a mais de 20 anos na federação nunca fez nada que realmente ajudasse a categoria de Base não vou me estender muito sobre a FPF por que é de se lamentar uma federação da postura como é a da Paraíba, vamos voltar para a torcida, sei que estou falando muito do nordeste e da Paraíba mais é por que eu amo o futebol da minha região. A algumas semanas a base do Campinense Clube enfrentou o seu maior rival o Treze, eu particularmente acharia que daria um bom numero de torcedores para ver o clássico dos maiorais com a base, sabe o que eu vi ?

O verdadeiro interesse da torcida que não compareceu com exceções de uns 6 torcedores, não vi dirigentes de nem um dos clubes, torcida o até mesmos os funcionários dos clubes, tudo bem que os dois clubes estavam passado por períodos eleitorais e não sabiam quem serias seus novos dirigentes mais como torcedor era para pelo menos presenciar a base, as duas equipes mostraram muita personalidade e o que eu vi dentro de campo por que fui presenciar e fazer a cobertura do jogo foi, jogadores muitos bons que tem muito futuro pela frente no futebol, e particularmente o que eu mais me surpreendi foi o goleiro do Campinense Edson, que de 6 pênalti defendeu 3, sendo um defendido aos 45 minutos do segundo tempo levando o jogo para a decisão penais. Falando de goleiro lembrei de outro que me surpreendeu, também goleiro do Campinense Clube, esse goleiro em especial recebeu muitas criticas por ter falhando no jogo do profissional contra o maior rival do Campinense o Treze, mais no ano de 2010 ele demonstrou que tem estrela e futuro. Carlos esse goleiro demonstrou muita evolução força de vontade, garra e defesas sensacional na Copa Paraíba Sub – 21, ele particularmente levou a equipe do Campinense a fazer a segunda melhor campanha da competição, sofrendo 13 gols e com ótimas apresentações na meta do Campinense com defesas sensacionais em especial acho que a que ele mais se lembra a defesa do pênalti que permitiu o clube a ocupar a liderança da competição.

Edson e Carlos futuras promessas no Campinense

Mais mesmo assim os goleiros Carlos e Edson não são valorizando em seu clube por serem de Campina Grande, os torcedores da Paraíba só confiam em goleiros e jogadores de fora e só dão apoio aos mesmos, quando jogadores como os dois em especial vão embora e começam a ser valorizados e fazerem ótimas apresentações os torcedores ficam com raiva, do clube por que não segurou o jogador ou deu uma oportunidade, realmente torcedor não entende tão bem o futebol, é mais pelo amor irracional que tem pelos seus clubes, fazer o que? Nós comentarista e jornalistas esportivos temos que tentar abrir os olhos do torcedor.

Bem já me estendi muito o que eu queria falar nessa coluna era simplesmente isso, que todos os clubes, torcedores e dirigentes olhasse com bons olhos a garotada da base e dessem mais oportunidade para que não perdemos nosso valores e promessas.


Siga o Campinense News no Twitter: @CampinenseNews
Iury Matheus - @Iuryraposeiro
Campinense News! De Torcedor para Torcedor!

Comentários

  1. Ola meu nome é rinaldo de picui eu quero saber se esse tal de mazinho estar no campinense eli joga muita bola, se vcs da diretoria acreditar neli vcs vão ser campeão pode comfiar neli eu gostei muito do futebol deli? minder a resposta por favor manda uma msg pra esse numero 87651719

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campinense empata com Santa Cruz em amistoso interestadual

Beijos!